Professor Paulo Grazziotin

O Ementário de Gestão Pública foi fundado em 14/05/2005 pelo Professor Paulo Grazziotin, que, inconformado com as notícias cada vez mais numerosas de má qualidade do gasto público, a partir de uma atitude voluntária e republicana, passou a divulgar e armazenar normativos e julgados do Tribunal de Contas da União. Nascia assim o Ementário de Gestão Pública.

Ao longo dos anos, foi sendo formada de maneira orgânica uma base de leitores, majoritariamente composta por funcionários públicos, unidos pelo interesse de transitar de maneira responsável, segura e republicana no trato com a coisa pública.

O Professor Paulo ministra regularmente cursos sobre gestão de riscos, controles internos e auditoria governamental e não cometemos nenhum exagero ao afirmar que nos dias atuais, é o profissional que melhor domina a temática aplicada na administração pública brasileira, tendo influenciado direta ou indiretamente inúmeros profissionais que estão hoje ocupados com a matéria, quer seja no âmbito da gestão ou do controle.

Suas aulas transcendem a mera transmissão de informações instrumentais. Professor Grazziotin é um estudioso dos processos cognitivos e estrutura suas aulas com recursos mnemônicos e pausas para reflexão, tornando o processo de aprendizagem leve.

Além disso, suas abordagens sempre são motivacionais e convidam os agentes públicos a saírem de suas zonas de conforto e do comodismo. Não é raro ouvir relatos de profissionais que passaram a estabelecer uma relação muito mais saudável e produtiva com o trabalho após serem treinados pelo Professor Paulo Grazziotin.

Desde o dia 14/01/2017, após quase doze anos de ininterrupto trabalho na curadoria diária do Ementário, o Professor Paulo deixou de editá-lo, para dedicar-se a outros projetos.

É dessa querida figura a frase que não nos cansamos de exclamar no Ementário: É tempo de gestão de riscos!

Conheça o site do Professor: https://sites.google.com/site/cursosgrazziotin/