A experiência proporcionada pela participação, em diversos níveis e organizações públicas, em processos de mapeamento de eventos de risco e de construção dos respectivos planos de ação, associada à necessidade de operacionalizar os ditames do artigo 16 da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 nos levou a refletir sobre a forma de trabalhar com riscos no setor público.

Quais ferramentas comumente são utilizadas para trabalhar com riscos? Planilhas eletrônicas? Sistemas? Tais mecanismos são, de fato, imprescindíveis para o registro perene e visão gerencial das informações. Ainda assim, sentíamos falta de uma ferramenta de trabalho que facilitasse as dinâmicas relacionadas aos riscos.

A disciplina de riscos exige uma atitude participativa dos integrantes de uma organização; logo, faz todo o sentido proporcionar às pessoas mecanismos que aproximem suas contribuições da realidade e que sejam menos cansativos, especialmente por se tratarem de atividades que produzem efeitos a médio e longo prazos.

Não angariar a participação calorosa, interessada e motivada dos colaboradores – os quais executam as operações e manejam os controles internos administrativos – é, a nosso ver, um grande erro que resultará na importante tarefa de identificação e tratamento de riscos ser relegada a um papel teatral-formal na organização (o fazer apenas pela obrigação, sem conexão com o atingimento de resultados), causando cansaço nos profissionais e sensação de estarem fazendo um trabalho inútil. 

Ágil. Visual. Colaborativo. Tais são os predicados do Canvas de Risco:

canvas

Defendemos o seu uso para tornar mais produtivas as sessões de brainstorming para tratar da temática, facilitando sua revisão, assim como o posterior lançamento dos dados em sistema ou planilha.

Temos apoiado atividades nessa seara com bastante êxito utilizando o Canvas de Risco, que está disponível abaixo para livre utilização. 

Dúvidas sobre como aplicar o material, sugestões de aperfeiçoamento e discussões sobre o tema? Fale conosco!

Download: Canvas de Risco v 1.2. Licença Creative Commons

Canvas de Risco está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://ementario.info/canvas-de-risco/.